Dicas Para um Cronograma Capilar Econômico – Hidratação

Hoje o post é pra ajudar quem quer seguir o Cronograma Capilar de modo eficiente, mas sem gastar muito dinheiro. Vou dar dicas de produtos baratinhos para hidratação que já usei e recomendo, preferencialmente aqueles produtos que não contenham petrolatos (paraffinum liquidum, mineral oil, isoparaffin).

Veja dicas de produtos baratinhos de hidratação e faça o cronograma capilar sem gastar muito

O motivo? Estes ingredientes não tratam verdadeiramente o cabelo, é como se oferecessem apenas uma “maquiagem”, e com tempo se acumulam nos fios, impedindo a absorção de nutrientes), então não vale a pena investir em produtos assim.

Além dos produtos recomendados, você vai ter também receitas de máscaras caseiras e que são muito eficazes!

Para o post não ficar muito longo, vou dividir as três fases em posts diferentes: Hidratação, Nutrição e Reconstrução, e lembrando que já falei sobre o Cronograma Capilar e expliquei bem direitinho aqui.

A Hidratação é a fase do cronograma responsável pela reposição de água nos fios, perdida tanto por processos mecânicos (chapinha, secador), químicos (descoloração, tinturas, e etc) e até mesmo por ação de intempéries naturais.

Por isso, mesmo que muita gente não saiba e ache que cabelo natural tecnicamente é sempre saudável, a água dos fios se perde até mesmo pela simples exposição ao sol (pessoas que moram em regiões muito quentes, devem ter mais cuidado com esse fator) e ao vento.

Como fazer hidratação caseira gastando pouco

Para uma hidratação baratinha e eficaz que você mesma (o) pode fazer em casa sem gastar muito, eu indico os produtos e receitas caseiras a seguir, que são os melhores para o meu cabelo!

Meu cabelo é: ondulado 2 C, ou seja, quase cacheado, e no momento em que escrevo teste post, ele contém resquícios de químicas como descoloração, progressiva e tintura.

Ou seja, se estes produtos funcionam em um cabelo saturado de químicas como o meu, provavelmente vai funcionar para você! Hahaha

Dicas para hidratação baratinha
Produtos baratinhos favoritos para Hidratação capilar. P.s.: Clique para saber mais caso você
esteja no Pinterest.

Yamasterol

Muito provavelmente você já ouviu falar na internet sobre esse creme, de embalagem tão simples e humilde, tão subestimado, mas que é tãão bom para o cabelo, principalmente para cacheadas.

Meus quase-cachos (rsrs) adoram Yamasterol! Embora existam Yamasterol de vários tipos (o ‘branco’, o ‘amarelo’, de argan e etc), eu gosto mais do amarelo (o que coloquei na imagem do post), pois o branco não deu muito certo com o meu cabelo e os outros eu nunca testei.

Eu uso ele puro para hidratação e funciona, mas quando quero algo mais potente, misturo ingredientes caseiros como babosa, mel e gel de linhaça.

Gosto também de misturar com outros ingredientes baratinhos, como glicerina e ampolas de farmácia, daquelas bem baratinhas mesmo (que aqui são difíceis de achar sem petrolatos, mas quando acho, sempre compro hehe).

Muita gente também usa o Yamasterol com Bepantol que, apesar de ser um pouco mais caro, é um potente hidratante capilar, mas eu ainda não testei.

Resumindo: Yamasterol é um produtinho bom e barato indispensável para quem quer um cronograma capilar eficiente e sem gastar muito.

Kanechom

Outro creme de hidratação super baratinho (aqui onde eu moro custa menos de 5 reais o pote de 1 quilo =D ). Hidrata bem mesmo quando usado puro (principalmente o de argan, azul claro da tampa laranja), mas eu prefiro potencializar para ficar ainda melhor e não ter chances de errar no tratamento!

O Kanechom é excelente como creme de base pois possui poucos ingredientes, o que ajuda a ter menos interferência dos ingredientes do creme sobre os produtos que você vai acrescentar nele.

Na imagem deste post, coloquei a foto do Kanechom de babosa, pois é o melhor para o meu cabelo. Mas existem tantos outros tipos por aí que você pode escolher o que dá mais certo com o seu cabelo.

Babosa

Já que eu falei acima sobre misturar babosa ao Yamasterol para potencializar a hidratação, agora vou explicar como utilizá-la pura nos cabelos, assim como eu uso.

Como eu faço gel de babosa para o cabelo

Para isso, eu retiro as folhas de babosa direto do pé em quantidade suficiente para o meu cabelo, corto os espinho e retiro a casca (a casca deve ser retirada pois contém substâncias potencialmente alergênicas, eu mesma tive reação alérgica ao usar a babosa com casca).

Em seguida, bato as folhas sem casca no liquidificador para não correr o risco de deixar pedacinhos de babosa, que são chatíssimos de tirar do cabelo. Se você arriscar a usar a babosa com casca, tem que passar por um coador depois de bater, pois ainda assim ela fica cheia de pedacinhos!

Depois de bater bem, eu misturo em um creme base como Yamasterol ou Kanechom, aplico nos cabelos e deixo de 20 minutos a meia hora  (às vezes esqueço e deixo mais tempo ainda hihi).

Meus cachos adoram babosa, é o melhor ingrediente de hidratação para mim. E o melhor é que é baratinho e natural, tudo de bom!

Gel de Linhaça

Economize na fase de hidratação do seu cronograma capilar utilizando produtos baratinhos e receitas caseiras, como o gel de linhaça, que deixam os fios lindos e hidratados!

Outra dica de ouro para hidratação capilar, especialmente para cacheadas, é o gelzinho de linhaça.

É bem simples preparar o gel de linhaça: esquente no fogo a quantidade equivalente a um copo de água e acrescente 1 colher de sopa de semente de linhaça. Deixe por 5 minutos, ou até ferver, e separe a parte líquida das sementes com um coador.

Use o gel de linhaça no cabelo misturado a um creme base. Já vi recomendando usar também como spray para brilho, mas nunca testei.

Ah, e dica especial: indico que você use a linhaça dourada, pois não possui cheiro tão forte. Saiba tudo sobre a linhaça no cabelo no post abaixo:

https://sinceramenterafa.com/2020/07/linhaca-no-cabelo-beneficios-como-usar.html

Glicerina

A glicerina é excelente para hidratação, mas é mais chatinha de usar por causa de certas condições, tais como:

  • Não utilizar em dias com baixa umidade do ar (umidade abaixo de 50%), pois aí ela vai ressecar o cabelo ao invés de hidratar, já que não vai  retirar umidade do ambiente, mas sim do seu cabelo e transferir para o ambiente externo.
  • Utilizar sempre com touca.
  • Utilizar somente o equivalente a meia tampinha do produto misturado no creme-base.

No post sobre o Cronograma Capilar tem a tabela com os ingredientes que são indicados para hidratação.

Neste post, listei aqui os produtos naturais e industrializados que eu mais gosto e que mais dão resultados no meu cabelo.

Tem ainda gente que adora hidratar com Bepantol, Monovin A, açúcar (não indicado para cabelos finos, por correr o risco de afinar ainda mais os fios, pelo atrito destes com os grãos do açúcar), maisena, extratos glicólicos, dentre vários outros ingredientes hidratantes, as opções são muitas!

Espero que tenha gostado do post, e até o próximo!

AGORA VOCÊ PODE VER TAMBÉM:

2 Comments

  1. Queria saber sobre cronograma com linhaça

    1. Oi, tudo bem?
      A linhaça se encaixa na etapa de Hidratação do Cronograma Capilar. Você pode usar o gel de linhaça puro ou misturado ao seu creme favorito. Não uso a linhaça de outras maneiras, então não sei informar se tem outras formas de usá-la no cronograma.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.