Cuidados com cabelos naturais: 5 dicas que você precisa saber

Se você acha que cabelos naturais não precisam de cuidados, bem, sente aí que precisamos conversar! Continue lendo e entenda que sim, você precisa cuidar do seu cabelo sem química com carinho!

O que pode estragar o seu cabelo

Antes de mais nada, saiba que até mesmo agentes naturais podem danificar o seu cabelo.

Agentes ambientais, tais como as partículas de poluição, o sol quente da tarde ou aquela ventania inesperada atingem a saúde dos seus fios diretamente.

Tudo isso pode levar à perda de água dos fios naturais. Assim, depois da exposição intensa a estes fatores, seu cabelo fica ressecado e sem vida.

Outros fatores que também contribuem para a degradação da saúde dos fios são:

  • Uso frequente de processos mecânicos (secador, prancha, baby-liss);
  • prender o cabelo muito apertado;
  • uso de bonés e chapéus em excesso;
  • água de mar e piscina.

Veja agora como cuidar dos cabelos naturais par mantê-los sempre saudáveis sem dificuldade!

Cinco dicas de cuidados com cabelos naturais

Veja cinco dicas indispensáveis de cuidados com cabelos naturais

1 – O cabelo natural precisa sim de cuidados!

Espero que no tópico anterior você tenha percebido que não são só as químicas que podem danificar o seu cabelo. Então sim, você precisa ter atenção e cuidar dos seus belos cabelos naturais!

É claro que com o cabelo sem químicas, os cuidados são mais simples (a depender da saúde dos seus fios, ou seja, quanto eles se encontram ressecados).

Não precisa de toda aquela rigidez com o Cronograma Capilar, por exemplo, podendo espaçar mais os tratamentos de cada etapa.

Veja também: Como montar o seu próprio Cronograma Capilar

Assim, você pode fazer hidratação, nutrição e reconstrução ‘pesadas’ com menor frequência, apenas poucas vezes no mês.

Se o seu cabelo não estiver muito danificado, até mesmo um condicionador hidratante após lavar o cabelo já ajuda a deixar o cabelo saudável. Mas tem que ser dos bons, ok?

Se você estiver em dúvidas se você já pode parar de fazer o Cronograma Capilar, confira este post sobre isso:

2 – Foque em Hidratação capilar

Como agentes naturais e mecânicos contribuem para retirar a água dos fios, é importante fazer Hidratação capilar com maior frequência nos cabelos naturais e sem química.

Hidratações simples já são o bastante. Sendo assim, cremes hidratantes para cabelos normais ou ressecados já contribuem para repor a água perdida nos fios naturais.

Ou seja, se o seu cabelo não estiver muito ressecado, não tem necessidade de investir em cremes de tratamento caros ou em receitas caseiras super potencializadas.

3 – Use os produtos certos para seu tipo de cabelo

É pura verdade aquela frase “cada cabelo, uma sentença”! Então o ideal é usar produtos capilares para o seu tipo específico de cabelo.

Isso acontece porque um cabelo natural dificilmente exigirá as mesmas coisas que um cabelo com descoloração ou alisamento, por exemplo. Assim, a dica é montar sua rotina de cuidados de acordo com o seu tipo de cabelo!

O bom é que hoje em dia o mercado de cosméticos tem produtos para todo o tipo de cabelo. Veja abaixo minhas indicações de produtinhos para cuidados com cabelos naturais:

4 – Proteja seus fios de agressões naturais

Lembra o que eu disse acima sobre a ação nociva dos agentes naturais, certo? Pois então, proteja-se contra eles!

Se onde você mora tem incidência de sol radiante o dia todo, dê preferência para cremes de pentear com fator de proteção solar.

Ou se venta muito, alterne os penteados soltos com semi-presos ou presos ao longo da semana. Assim, seu cabelo não sofrerá menos com a ação do vento.

Ao entrar no mar ou em piscina, alguns cuidados simples e produtinhos baratos ajudam a evitar os danos. Fiz um post só sobre isso, confira as dicas aqui: Como cuidar dos cabelos no verão.

A poluição nas grandes cidades também contribui para degradar os fios, então use bons cremes de pentear e finalizadores. Também pode ajudar a evitar danos utilizar máscaras hidratantes com maior frequência, mesmo tendo os cabelos naturais.

5 – Largue já os maus hábitos capilares!

Você passa shampoo nas pontas do cabelo?

Ou prende o cabelo muito forte?

Ou amarra os cabelos enquanto os fios estão molhados?

Se você disse “sim” para qualquer uma das perguntas acima, então PARE JÁ e veja este post agora mesmo: 8 hábitos que estragam seu cabelo

Lembre-se que os hábitos trazem alterações aos poucos, mas que, ao longo do tempo, trazem sérias consequências. É assim com os maus hábitos também!

Talvez você pense que algo tão simples, apesar de nocivo, não seja nada demais, mas isso pode degradar a saúde dos seus fios naturais a longo prazo.

Pra terminar o assunto…

Entenda porquê você precisa ter cuidados com seu cabelo natural e dicas

Então, agora você já sabe que o seu cabelinho natural lindo e maravilhoso precisa sim ser bem cuidado! mas se ele não está tão lindo e maravilhoso como você gostaria, calma que tem jeito! Veja tudo que já postei sobre cabelos clicando na tag Cuidados com o cabelo e seja feliz!

Espero que tenha gostado do post! Deixe dúvidas e sugestões nos comentários, adorarei saber sua opinião!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.